logo RCN
NATAL FELICIDADE

Um banquete cultural: Quarta noite de Natal Felicidade libera o palco para a graciosidade da dança clássica e do canto de amor às boas-vindas ao nascimento de Jesus

Anjos na Janela, Árvore de Desejos, Casa do Papai Noel, Casa de Comercialização de Artigos de Artesanato, Balanço de Renas e Bondinho do Papai Noel são atrações fixas ao longo do evento

Da criança que acabou de aprender a andar à pessoa já de cabelinhos brancos. Ninguém resiste à expectativa da chegada do Natal. Data repetida a cada ano, mas que arrancaria suspiros mil vezes. É hora de atenuar ou acabar com a saudade ao rever familiares de sangue e de afeto e amigos queridos do coração chegados de viagem, de sentir novamente o prazer de recontar histórias, trocar presentes, fechar os olhos ao saborear aquela comida que só mãos de mãe sabe fazer ao nos esperar para as férias, de admirar o brilho no olhar das crianças, de deixar a lágrima rolar pelo rosto em memória e lembrança por quem partiu deste mundo e, claro, de se reunir nas confraternizações com música, dança, beijos, abraços, gargalhadas, oração e esperança alicerceada no símbolo do nascimento de Jesus Cristo e em seu aniversário de 2023 anos, afinal, é tempo de festividade e prosperidade.

Em Lages, a programação artístico e cultural do Natal Felicidade alcançou sua quarta noite nesta terça-feira (5 de dezembro), em um convite ao público presente no Calçadão da Praça João Costa para ser transportado ao mundo de esplendor das artes de dança e música em exibição no palco do Espaço Cultural Aristiliano Ramos.

A edição 2023 do Natal Felicidade, de 2 a 23 de dezembro, é promovida pela prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural (FCL), e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com apoio da empresa Klabin. O maior evento natalino da Serra Catarinense iniciou no dia 2 de dezembro com a presença do “Bom Velhinho” Papai Noel e o show Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis. Anjos na Janela, Árvore de Desejos, Casa do Papai Noel, Casa de Comercialização de Artigos de Artesanato, Balanço de Renas e Bondinho do Papai Noel são atrações fixas ao longo do evento.

Primeira atração da noite de terça-feira (5), o grupo infantil de ballet do Colégio Santa Rosa de Lima oportunizou momentos ímpares aos espectadores da plateia, com bailarinas que “flutuavam” em um espetáculo colorido e com jeito de fábula, denominado “Borboletas e Flores”. O grupo integrado por 40 bailarinas na faixa etária de três a sete anos prenderam os olhares das pessoas durante suas performances sincronizadas e com a suavidade peculiar da dança clássica, na evolução das quatro coreografias, execuções do repertório de grandes nomes mundiais da música clássica, de câmara e sacras, óperas e concertos - o compositor e músico italiano do estilo barroco tardio, Vivaldi (Antonio Lucio); compositor russo do período romântico, Tchaikovsky (Piotr Ilicth), e o compositor italiano Rossini (Gioachino Antonio), famoso por suas 39 óperas. “Bailarinas são princesas, borboletas e flores. As borboletas felizes voam livres. Todas as flores no jardim dançam e encantam. Cada flor com seu valor. A rosa é considerada a rainha das flores, a espécie que representa o amor. Já as princesas bailarinas fazem as flores desabrocharem, espalhando todo perfume em cada giro no palco. As palmas não são o fim do espetáculo, mas o reconhecimento da arte e do movimento”, realça a bailarina, empresária e professora, Lizandra Velho (Liz Velho).

O espetáculo de ballet aborda sobre a doçura de ser bailarina. “Do encanto, sonho, música, elegância. Da postura, força de vontade e da disciplina. Ao olhar tanta suavidade e beleza, chegamos a esquecer toda dificuldade que se passa para atingir a técnica, transformando obstáculos em arte, que une plasticidade e tenacidade. Bailarina é forte, destemida e pronta para brilhar”, celebra Liz Velho.

A dança e a música desenvolvem, nos alunos, o ritmo, coordenação e disciplina, e soma criatividade, harmonia dos gestos e o talento de cada bailarino. Educando e educador atuam juntos neste processo coreográfico.

Esta foi a segunda vez deste show no Natal Felicidade, já apresentado também no Arte Movimento, evento de dança promovido pelo Colégio Santa Rosa de Lima, reunindo as modalidades de ballet e street dance, como apresentação de devolutiva do trabalho realizado ao longo do ano pelos professores Lizandra Velho (ballet) e Anderson da Costa (street dance). “A importância de apresentar-se no Natal Felicidade se resume na alegria das crianças, no orgulho dos pais, na oportunidade de divulgar e mostrar o bom trabalho que nós, professores, desenvolvemos dentro da nossa querida cidade, enobrecendo a arte e a cultura, tão relevantes a nossa audiência. Parabéns à prefeitura por conceder arte e cultura à comunidade. Obrigada a todos que realizam o Natal Felicidade”, sublinha Liz Velho.

Recentemente, o grupo de ballet do Colégio Santa Rosa de Lima se apresentou em dois eventos: Arte Movimento, em 30 de novembro, e Natal Felicidade nesta terça-feira (5 de dezembro). A agenda segue no dia 8 de dezembro, com o evento Natal em Família. A modalidade de escolinha de ballet foi retomada pelo Santa Rosa há 12 anos. Anteriormente havia o ballet de Salete Jasper.

Companhia de dança com mais de duas décadas de história

Lizandra Velho é bailarina e empreendedora no segmento da arte da dança. A Cia de Dança Liz Velho/Academia Liz Velho foi criada em Lages há 27 anos, portanto, desde 1996. Especializada em dança em tecido, balé, jazz, sapateado, teoria da dança, composição coreográfica, expressão corporal, consciência corporal, fortalecimento muscular e alongamento. Localizada no bairro Coral, atende por contato pelo Instagram - @lizvelho1.

Com vocês, Família Madrigal! E a trajetória de sete anos de paixão do Estúdio Liberto pela dança

Sequencialmente, a “vibe” da dança encantadora do balé continuou dominando os ares do Natal Felicidade na noite de terça-feira (5 de dezembro). As bailarinas do Estúdio de Dança Liberto - Arte, Dança e Expressão compartilharam o espetáculo intitulado “Família Madrigal”, um musical repleto de dança, vasta música e entusiasmo. Composto por 22 participantes, todavia, somente parte compareceu na noite desta terça. São bailarinos de dois a 35 anos de idade.

Estreado em meados de 2023, a animação Encanto, um sucesso da Disney, entre outros aspectos, representa os latino-americanos, com inúmeras referências presentes. A trama conta a história dos Madrigal, uma família que vive em uma casa mágica escondida nas montanhas, em um lugar conhecido como um Encanto.

Ambientada na Colômbia, a produção possui um elenco de voz 100% colombiano para a versão em espanhol, e com músicas escritas pelo compositor, cantor, ator e produtor, Lin-Manuel Miranda. Os personagens são Abuela Alma, Julieta, Pepa, Bruno, Dolores, Luisa, Mirabel, Camilo e Antônio.

Estar no Natal Felicidade torna o espetáculo ainda mais especial. “Quem entra para a dança tem amor à primeira vista! E estar no palco do Natal Felicidade honra o nosso trabalho. Nossos alunos bailarinas e bailarinos adoram”, exclama a bailarina e professora, Natacha Garcia.

Para o dia 9 de dezembro, às 14h, “Família Madrigal” será apresentado no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. O Estúdio de Dança Liberto - Arte, Dança e Expressão está situado no bairro Vila Nova. A Liberto surgiu há sete anos. Informações adicionais no Instagram@libertoexpressao.

Acalento aos ouvidos com acordes de requinte e elegância e vozes jovens de primeira classe

E se música clássica combina com Natal, o que dizer de canto e coral eruditos? Ao público da quarta noite de Natal Felicidade (5) foi servido um menu eclético, contudo, em uma linha convergente, com ingredientes tradicionais dos mais famosos nomes da música para ouvidos exigentes, e os místicos, eclesiásticos, sagrados, populares. A Orquestra Sinfônica de Lages brindou o público com as “estrelas” do Coral Infanto-Juvenil, em seu espetáculo “Meu Natal Encantado”, por crianças constituintes do projeto, alunas das Escolas de Educação Básica (E.E.B.) Belisário Ramos e Nossa Senhora do Rosário, uma parceria firmada entre a Orquestra Sinfônica e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O projeto é novo, iniciou neste atual semestre de 2023. Atualmente conta com 25 componentes e apresentou seis músicas conhecidas pelo público brasileiro e mundial, em outros idiomas além do português: Trem Bala, Noite Feliz, Bate o Sino, Anoiteceu, O Natal Existe e Alegria de Natal.

O espetáculo é inédito à comunidade em geral, pois apenas foi exibido na Noite Musical do Conservatório Musical, para pais e alunos. “Euforia por mais esta chance de dividir nosso trabalho com as pessoas e por nossas crianças subirem ao palco do Natal Felicidade com um show inédito e se contentarem ao empolgar suas famílias fazendo o que gostam”, acentua a presidente da Associação Orquestra Sinfônica Músicos Voluntários de Lages, Layla Cristina Casagrande de Campos.

A Associação Orquestra Sinfônica Músicos Voluntários de Lages é a responsável pela criação e manutenção das atividades do Coral Infanto-Juvenil da Orquestra Sinfônica de Lages. Com 15 anos de atividades ininterruptas, a Associação tem desenvolvido trabalhos nas diversas áreas da música com ensino musical a todas as faixas etárias e classes sociais, com parcerias de diferentes entidades e a realização de concertos em outros Estados, pela Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico de Lages. Instagram@orquestrasinfonicadelages.

Natal Felicidade: Agenda 6 de dezembro

19h - Coral Igreja Presbiteriana

20h - Coral Martin Luther - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Daniele Mendes de Melo, Bruna Camargo e Academia Liz Velho/Divulgação

 

 


Noite com tributo a Pink Floyd, e Beatles em versão blues no Natal Felicidade Anterior

Noite com tributo a Pink Floyd, e Beatles em versão blues no Natal Felicidade

Sessão Solene nesta sexta-feira (8) homenageia 25 anos do Banco da Família Próximo

Sessão Solene nesta sexta-feira (8) homenageia 25 anos do Banco da Família

Deixe seu comentário