logo RCN
TJSC

Judiciário catarinense instala Vara Regional de Garantias na comarca de Lages

A unidade já é a oitava implantada em SC

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), em iniciativa pioneira no país, avança com a implantação das varas regionais de garantias. A Serra catarinense é mais uma região do Estado que passa a contar, a partir desta quinta-feira (25/7), com esse tipo de unidade especializada, após a instalação no Fórum da comarca de Lages.

 

Nessa unidade ocorrerão os primeiros atendimentos aos casos criminais até o oferecimento ou não da denúncia. Os trabalhos na nova vara iniciam com a migração de cerca de 1.030 processos das comarcas de Lages, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Otacílio Costa, Santa Cecília, São Joaquim e Urubici.

 

Durante a solenidade de inauguração, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Cid Goulart Júnior, destacou que há previsão da implantação de 17 juízos de garantias até 2025. “O trabalho nesta área é cada vez maior e precisamos de mais dinamicidade. Este novo modelo será a salvaguarda do cidadão e do sistema de justiça. Teremos oportunidades de melhor avaliar, produzir provas e, obviamente, instruir e julgar os respectivos processos”, explicou, ao reafirmar que a busca é por uma Justiça cada vez mais célere e eficiente.

 

Diretor em exercício do Foro da comarca de Lages, o juiz Ricardo Fiúza aponta algumas vantagens da nova unidade: “Ela trará melhoria da prestação jurisdicional, auxiliará na redistribuição dos processos e desafogará as varas criminais, dando mais agilidade aos procedimentos”.

 

O procurador-geral de justiça, Fábio de Souza Trajano, acompanhou o momento, assim como em outras comarcas onde as varas foram instaladas, e frisou a importância do ato para o sistema de justiça. “Gostaria de salientar que aqui em Lages inauguramos um novo modelo, que é aquele em que nós lutamos e historicamente temos atuado, de ponta a ponta”.

 

Para o advogado Gabriel de Oliveira Antunes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), esta é mais uma ação que mostra o compromisso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em garantir segurança jurídica para todos. “Acredito no empenho e na responsabilidade de trabalho que nortearão os servidores e os profissionais que explorarão esta vara pela legalidade nos procedimentos de investigação”.

 

O evento de instalação foi prestigiado pelos desembargadores Altamiro de Oliveira, Luiz Antônio Zanini Fornerolli, Artur Jenichen,  Gerson Cherem II, e Salim Schead dos Santos (AMC); e pelos juízes-corregedores Maximiliano Bunn, Rafael da Luz Fontes e Raphael Mendes Barbosa, além do coordenador de Magistrados, juiz Rafael Fleck, do juiz auxiliar da Primeira Vice-Presidência, Marlon Negri, da juíza auxiliar da Presidência Maira Meneghetti e demais autoridades locais.

 

Sobre a Vara de Garantias

Cabe ao juízo de garantias apreciar os inquéritos policiais, os procedimentos investigatórios, as notícias-crime, as representações criminais, as medidas cautelares e assecuratórias, os pedidos de prisão, de liberdade e de quebra de sigilo de dados e telefônico, a produção antecipada de provas, as exceções e os incidentes formulados em investigação criminal. Também lhe cabe processar e julgar os habeas corpus e os mandados de segurança, além de realizar audiências de custódia e outros procedimentos previstos na legislação, até o oferecimento da denúncia.

 

Taina Borges - NCI/TJSC – Serra, Meio-Oeste e Sul


Apenados de Lages já podem se apresentar de forma remota, com reconhecimento facial Anterior

Apenados de Lages já podem se apresentar de forma remota, com reconhecimento facial

Ciclo de Estudos do TCE mobiliza gestores e técnicos de 23 municípios Próximo

Ciclo de Estudos do TCE mobiliza gestores e técnicos de 23 municípios

Deixe seu comentário