
Cerca de 70 atletas representarão Lages em oito modalidades na principal competição escolar de Santa Catarina para jovens de 12 a 14 anos. Os Jogos iniciam nesta sexta-feira (26 de junho)
Lages estará representada por cerca de 70 atletas na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para atletas de 12 a 14 anos. A competição inicia nesta sexta-feira (26 de junho), em São Miguel do Oeste, e segue até o dia 4 de julho, reunindo jovens talentos de todas as regiões do Estado.
Lages participará das disputas de voleibol, basquetebol, handebol, xadrez, vôlei de praia, atletismo, taekwondo e tênis de mesa. A delegação é formada por estudantes de escolas públicas e particulares do município, classificados nas etapas anteriores da competição e credenciados para representar o município na fase estadual.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), os Jesc reúnem representantes de 690 unidades escolares catarinenses. Além da disputa por medalhas, os campeões de cada modalidade garantem vaga para representar Santa Catarina nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). “Desejo que nossos atletas aproveitem cada momento desta experiência. Que tenham dedicação, respeito e espírito de equipe. Boa sorte a todos”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Lages (FME), Tyrone Machado, ressalta o papel do esporte na formação dos jovens e a importância da participação em eventos de grande porte. “Os Jogos Escolares são uma das principais portas de entrada para o esporte. Os atletas têm a oportunidade de aprender sobre disciplina, convivência, responsabilidade e superação. É um investimento importante na formação das futuras gerações”.
A programação da etapa estadual começa com a chegada das delegações nesta sexta-feira. As modalidades individuais serão disputadas entre os dias 27 e 29 de junho. Já as modalidades coletivas terão início em 30 de junho e seguem até 4 de julho. A cerimônia oficial de abertura está marcada para o dia 30, às 19h, no Parque de Exposições Rineu Gransotto. “Estaremos ao lado dos nossos atletas de Lages durante a competição, prestando apoio e acompanhando de perto cada modalidade. Nosso objetivo é oferecer as melhores condições para que eles possam representar Lages da melhor forma possível”, diz o gerente de Esportes de Iniciação Educacional da FME, Anderson Martins.
A participação de Lages nos Jogos Escolares também evidencia o trabalho de base desenvolvido do município. Considerada uma das principais competições do gênero de Santa Catarina, a disputa oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades esportivas e adquirir experiência competitiva. A expectativa é de dias intensos de competição e aprendizado para os jovens lageanos, que terão a oportunidade de medir forças com os principais atletas escolares de Santa Catarina em busca de bons resultados e da classificação para a etapa nacional.
Texto e foto: Gabriela Sassi



















