logo RCN
FECOMÉRCIO

Florianópolis sediará 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

  • Divulgação -

Em 2014, Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a receber a chancela de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, que reconhece a contribuição do município para a gastronomia mundial com base na sua riqueza culinária, tradições alimentares, diversidade cultural e práticas sustentáveis relacionadas à alimentação.

Nove anos depois dessa conquista, o município se prepara para sediar o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, no Sesc Cacupé, e irá reunir profissionais do setor, do trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros. Além de Florianópolis, estarão presentes representantes das outras três cidades do país com o título: Belém (PA), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG).

O presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, reforça a importância dessa iniciativa que é promovida pela entidade. “Cada uma dessas cidades tem uma história única, com particularidades ímpares que as permitiram receber essa chancela da Unesco. Reunir todas elas em um evento desse porte será fundamental para que possam trocar experiências e contribuir umas com as outras para o fortalecimento dessa cadeia produtiva, ajudando o país a se destacar cada vez mais nesse setor”, comenta.

A programação do evento será dividida em dois momentos. O primeiro deles terá um caráter técnico, com reuniões e visitas técnicas que irão permitir a troca de experiência entre as cidades chanceladas, além de ser uma oportunidade de Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo.

 No segundo momento, será realizada a Feira Criativa, em que o público geral também poderá participar. Para a Feira, estão sendo organizadas aulas show, com chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais. “Ser uma Cidade Criativa Unesco é um patrimônio da sociedade de Florianópolis e queremos que todos tenham orgulho de viver em uma cidade com esse título. Por isso, pensamos nessa programação que além de técnica também mostre para a sociedade o valor desse reconhecimento. Queremos que todos que amam Florianópolis e que são amantes da boa gastronomia participem conosco e reconheçam o valor cultural e econômico dessa chancela”, conclui Dagnoni.

O 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia é promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio Minas Gerais, Fecomércio Rio de Janeiro e Fecomércio Pará, além de outras entidades parceiras.


Governador de Minas Gerais diz que Santa Catarina é o exemplo que deu certo Anterior

Governador de Minas Gerais diz que Santa Catarina é o exemplo que deu certo

No dia da indústria, programa do Governo de SC garante R$ 244 milhões em investimentos privados Próximo

No dia da indústria, programa do Governo de SC garante R$ 244 milhões em investimentos privados

Deixe seu comentário