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ATENDIMENTOS

Unidade de Pronto-Atendimento presta mais de 152 mil atendimentos de janeiro a 20 de novembro de 2023

  • AI/PML -

A média é de 13.875 atendimentos mensais da UPA no município

No ano de 2023, do mês de janeiro a 20 de novembro, a Unidade de Pronto-Atendimento - UPA 24 Horas Maria Gorete dos Santos realizou 152.626 atendimentos totais, dos quais, 110.442 atendimentos adultos, 35.397 atendimentos de pediatria e 6.787 atendimentos odontológicos. A média é de 13.875 atendimentos mensais. Passa de 400 a 500 pessoas que acabam, em média, mensalmente, necessitando de leito hospitalar.

No mês de outubro foram 15.813 atendimentos gerais, dos quais 11.855 adultos, 3.297 de pediatria e 661 de odontologia. Em outubro, a porcentagem dos pacientes atendidos por classificação de risco são os seguintes: 70,91% - pouco urgente, 23,98% - urgente, 2,84% - não urgente, 2,17% - muito urgente e 0,11% - emergente. No mês de outubro foram realizados mais de 11 mil exames de sangue e urina para contribuir com os diagnósticos.

A respeito da pesquisa de avaliação de satisfação dos atendimentos (porcentagem) em outubro

  • Atendimento na Recepção: Satisfeito - 97% (464) e negativo - 3% (13)
  • Atendimento na Classificação de Risco: Satisfeito - 96% (448) e negativo - 4% (17)
  • Atendimento de enfermagem: Satisfeito - 98% (459) e negativo - 2% (7)
  • Atendimento médico: Satisfeito - 96% (449) e negativo - 4% (20)
  •  Exames de raio-X e laboratoriais: Satisfeito - 96% (313) e negativo - 4% (13)
  • Higienização: Satisfeito - 97% (456) e negativo - 3% (13)

No mês de novembro de 2023 (até dia 20), a UPA prestou 9.624 atendimentos, divididos entre 7.411 adultos, 1.769 de crianças e adolescentes e 444 odontológicos.

 UPA completa

A UPA Maria Gorete dos Santos faz parte da rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto à Atenção Básica e à Atenção Hospitalar. A Unidade de Pronto-Atendimento funciona 24 horas, ininterruptamente.

Utiliza o sistema/protocolo de classificação de risco para o recebimento de assistência, em que cores determinam o grau de risco e o tempo de espera - azul (prioridade mínima - tempo alvo de 240 minutos ou mais), verde (prioridade baixa - 120 minutos), amarela (prioridade média - 60 minutos), laranja (prioridade alta - 15 minutos) e vermelha (prioridade máxima - 0 minuto). Está equipada para atender às demandas internas, com raio-X e aparelho de ultrassonografia para melhor diagnóstico por equipe médica. Mantém, em média, 1,5 hora/homem de capacitação permanente.

Texto: Daniele Mendes de Melo 

Fotos: Ary Barbosa

 


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