logo RCN
COLUNA CHICO RAMOS

Política No Ato

Uma Rápida Análise Local, Estadual, Nacional e no Mundo

Local (1 min.)

Esta semana está marcada com serie de eventos que acontecerão em Lages, dentre eles destaco uma solenidade interna que acontecerá no 6º BPMSC, ao comando do Tenente Coronel Rangel que periodicamente homenageia os destaques da incorporação. Neste dia 7 serão citados Al. Sarg. Diego Küster Lopes, Cb. Josué Soliman e Cb. Jovane Luiz Machado com a comenda feita na Alesc pela moção de aplauso promovida pelo deputado estadual, Jessé Lopes. A moção é decorrente da atuação destes bravos ao salvar uma vida em tentativa de suicídio.

Muitos poderão dizer que é obrigação do ofício, de fato é, mas o êxito vem de bom treinamento e a bravura que emana do caráter de cada indivíduo.

Fica registrado nesta coluna felicitação ao comando na pessoa do Ten. Cel. Rangel, aos policiais e ao deputado Jessé Lopes.

Estadual (1 min.)

Dia 8, no clube Caça e Tiro, governador Jorginho Melo e sua equipe vem prestar contas de sua administração através do programa Santa Catarina levada a sério. Embora as alianças e orientações do governador, em alguns municípios aqui da serra tem desagradado correligionários, sua amarração política parece estar bem encaminhada, afinal ano que vem será ano de renovar votos com o povo.

Com relação a sua administração tem logrado êxito, seu posicionamento político ao lado de Bolsonaro, tem agradado boa parte da direita, ainda com alguns ajustes a se fazer. Jorginho tem se mostrado como candidato à reeleição com certa preferência do público catarinense, onde apenas João Rodrigues, pode vir lhe ofuscar o brilho como opção de direita nas urnas.

A leitura é simples, como estão em oposição ambos os nomes com relação ao executivo federal, será mais fácil unirem forças, para a direita perpetuar no poder do executivo estadual para um mínimo de mais 8 anos.

Nacional

Chamada de Bolsonaro (1 min.)

Ato convocado para esta quarta-feira, 7, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, terá parte da Esplanada dos Ministérios fechada e um bloqueio policial na frente do Congresso Nacional.

Este será o primeiro encontro de bolsonaristas desde 8 de janeiro de 2023. O motivo dos organizadores é justamente o perdão aos condenados pelos atos de extremismo dados pelo judiciário.

O ato começa às 16 horas, na Torre de TV de Brasília. Os participantes vão marchar até a Avenida José Sarney, a penúltima avenida antes do Congresso. Nesta altura, que fica entre o Ministério da Justiça e o Palácio do Itamaraty, serão colocados gradis para delimitar que a população avance até os prédios dos Três Poderes, evitando assim a possibilidade de uma recorrência de infiltrados ao ato.

A distância percorrida pelos bolsonaristas no centro de Brasília será de aproximadamente três quilômetros

Corrida ao Senado (1,8 min.)

Algumas pessoas não entendem o trabalho e a conquista política.

Jorginho Melo e Carol de muito tempo vêm conversando, antes mesmo da deputada estar no PL.

Jorginho já percebia o valor de Carol, que certamente se comprometeu com ela para então vir fazer parte do PL.

O PL não conseguirá bancar duas candidatas por mais fortes que sejam na direita. Infelizmente, para que SC não tenha um senador de direita e outro de esquerda, precisa saber capitalizar bem os votos, trazendo um de direita e outro centro direita, como João Rodrigues, sendo um quadro interessante para a direita, tirando assim a pedra do sapato de Jorginho.

Reforçando, embora haja vaga e voto para dois senadores agora em 2026, dificilmente o PL consegue por 2 candidatos puros, terão que haver costuras.

Zanatta, mesmo com seu excelente trabalho no seu 1º mandato deve ser humilde e trilhar o mesmo caminho de Carol, afinal a proximidade de Zanatta com a família Bolsonaro, lhe abre portas, que deputada Carol tem aberto com trabalho executado com excelência, sem ter o mesmo grau de amizade.

Carol de Toni, quando assumiu 2 mandatos plenos como direita conservadora, foi presidente da CCJ e tendo participado de várias frentes parlamentares, ela conquistou espaço e poder.

Zanatta precisa passar este amadurecimento político, além da dupla Carol e João Rodrigues no senado resultar em fortalecimento do colégio eleitoral da direita no Oeste, também poderá vir fortalecer a volta de JM em 2030 ao Senado, e ainda, enfraquecer o nome do petista Pedro Uczai que sempre mostra certa força no mesmo colégio de Carol e João.

Talvez uma elucubração de minha parte, misturada a um pouco do que já aconteceu nos bastidores em eleições passadas...

Internacional (1min.)

As eleições na Romênia são um evento crucial para determinar o futuro político do país.

A política romena é caracterizada por sua volatilidade, com coalizões frequentemente mudando e partidos emergindo e desaparecendo rapidamente. A corrupção continua a ser um problema significativo, influenciando a confiança pública nas instituições governamentais. Recentemente, houve um aumento do apoio a partidos nacionalistas e populistas, refletindo uma tendência global.

George Simion, no primeiro turno recebeu 40% de votos das urnas, mostrando a tendência mundial ao resgate de valores e liberdade de comércio, é uma figura política proeminente na Romênia, conhecido por suas opiniões nacionalistas e conservadoras. Ele é cofundador do partido Aliança para a União dos Romenos (AUR), que ganhou atenção nas últimas eleições por seu discurso populista e anti-establishment.

Demais dos outros 10 concorrentes, o segundo e terceiro lugar na contagem de votos ficaram na casa dos 20% ambos, demonstrando o favoritismo no segundo turno para Simion.

                                                                         Francisco Ramos

Professores da Educação Infantil participam de capacitação sobre primeiros socorros Anterior

Professores da Educação Infantil participam de capacitação sobre primeiros socorros

Tradicionalismo e inovação caminham juntos na 35ª Festa Nacional do Pinhão Próximo

Tradicionalismo e inovação caminham juntos na 35ª Festa Nacional do Pinhão

Deixe seu comentário