logo RCN
COLUNA CHICO RAMOS

Política No Ato

  • Divulgação -

Uma Rápida Análise Local, Estadual, Nacional e no Mundo

Local

Polêmica na Festa Nacional do Pinhão (tempo de leitura 2,9min.)

Como sempre, a polêmica da Festa Nacional do Pinhão, em seu pré-lançamento, falta de expertise, falta de visão do povo ao seu redor, a administração busca um paliativo, já que as falcatruas e ciladas que ocorriam na administração passada não quer que se repitam nessa atual administração.

Pois bem, temos o maior município em extensão territorial, fazendas e hotéis-fazenda prontas para receber Turistas, centros de eventos, praças e ruas que hoje se reduzem a um canal de trânsito lento, podendo por um período, ser estancado e substituir sua função de rodagem para ceder a função de barracas gastronômicas e exposição de artesanatos e tudo que for diferente do mercado local, a festa Nacional pode se espalhar por todos os recantos do Município, nas escolas, nas revendas de automóveis, com apresentações artísticas, culturais, como danças, teatro, apresentação de artistas humorísticos da linha gauchesca, (ex. Paulinho mixaria, Gaudêncio e tantos outros), Lógico que precisaria da harmonia entre poder público e privado, Acil, CDL, Sindicatos, CTG´s, Escolas, Executivo Municipal, e porque não o Estadual (afinal, é uma festa Nacional), legislativo Estadual e Municipal, enfim, laços de várias vertentes entrelaçando-se para tornar uma festa pujante e demonstrar o potencial desta terra, que no passado  lá por 1839, foi marcada no reconhecimento pelo Comandante David Canabarro ao Coronel Serafim de Moura que comandava o pelotão Lageano, "Seus soldados se portaram com tal bravura e força, como se fossem verdadeiros Bois de Botas". Em vista do civismo e bravura ao retirar do atoleiro as carroças e canhões que desciam a serra para serem usados na guerra Farroupilha.

Fechar ruas, como Coronel Córdova e Nereu Ramos seria uma forma de aumentar o potencial da praça João Costa para acolher a FNP, comércio de alimentos e especiarias da festa.

Temos modelos como Festival de Dança de Joinville, que distribui eventos por toda a cidade, temos cidades litorâneas que mudam sentido de trânsito de ruas em temporadas ou festas. Essa diversificação de soluções deve ser explorada e levada a cada presidente de associação, entidades representativas, serviço público, pois quem ganhará com isso será toda a população Lageana.

Públicos destintos poderão ser orientados e destinados para certos locais, como fazendas locais para torneio de Laço, Gineteada. Escolas, estabelecimentos comerciais podem receber apresentações culturais recebendo visitantes expondo seus trabalhos e seus produtos, praças ou centro de eventos, acolher a sapecada da canção, Casas de espetáculos como Teatros podem receber artistas, peças teatrais contando lendas e histórias do povo serrano com concurso e premiações.

Fazer uma festa onde todas as esferas do município devam ser articuladas e incentivadas em participar é a verdadeira Política na sua essência,

Internacional (tempo de leitura 1,6min.)

Marion Anne Perrine Le Pen, mais conhecida como Marine Le Pen (57), é uma advogada e política francesa que concorreu à presidência na França no anos 20122017 e 2022. Membro do partido Rassemblement National (Reagrupamento Nacional), foi a presidente de 2011 a 2021. É deputada na Assembleia Nacional de França pelo 11º círculo eleitoral de Pas-de-Calais desde 2017 e presidente do grupo parlamentar do seu partido.

Le Pen foi condenada por 4 anos a prisão em regime aberto com tornozeleira eletrônica onde foi reduzida para 2 anos, porém, fica inelegível para eleições de 2027, pois segundo avaliação Judicial, ela utilizou de forma indevida verba pública para pagar assessores parlamentares, que segundo sua defesa, tal forma indevida se deu por narrarem de forma bem restrita a função e atividade de um assessor parlamentar.

Mesmo passível de recorrer, Le Pen que estava liderando as pesquisas para o pleito de presidência na França em 2027, prevê a possibilidade de um outro nome lhe suceder na campanha o Jovem deputado Jordan Bardella (29). Muito semelhante ao Brasil, Le Pen teve apoio popular com manifestações contra sentença anunciada pela Juíza, o presidente Donald Trump também se solidarizou a candidata da direita francesa, dizendo que via também uma semelhança com sua situação política ano antes a sua candidatura nos Estados Unidos, enfatizou que a decisão como uma "caça às bruxas", conduzida por "esquerdistas europeus que usam a guerra legal para silenciar a liberdade de expressão e censurar seu oponente político”

                                                     Francisco Ramos

Política No Ato Anterior

Política No Ato

Gabriel Nerbass conquista quatro medalhas no Mundial Escolar de Natação na Sérvia Próximo

Gabriel Nerbass conquista quatro medalhas no Mundial Escolar de Natação na Sérvia

Deixe seu comentário