logo RCN
GERAÇÃO DE EMPREGO

SC é o 3º estado do país na geração de emprego na indústria de transformação

  • Divulgação/Fiesc - -

Na geração de novos empregos, entre as demais unidades federativas, a indústria de transformação de Santa Catarina, com 18.790, ficou atrás apenas da líder São Paulo (39.633) e do Rio Grande do Sul (23.722).

Nos primeiros quatro meses de 2023, Santa Catarina registrou 28.340 empregos na indústria. O bom resultado está associado à recuperação também observada na produção industrial do 1º trimestre, que registrou expansão de 2,2% em relação ao 4º trimestre de 2022. 

Na economia catarinense, em abril, foram registrados 7.012 mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo do aumento de empregos formais.

Segundo o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, diversos setores da indústria contribuíram para o aumento de vagas, impulsionados pelo consumo das famílias, principalmente de bens não-duráveis. "O aumento das exportações de produtos químicos e de metais também colaborou para a expansão do emprego. Isso demonstra a capacidade produtiva e a importância da indústria catarinense, que permite o desenvolvimento do estado a partir da força de cada um dos seus setores”, afirma o presidente.

Em Santa Catarina, a construção civil gerou 9.392 postos de trabalhos formais de janeiro a abril, reflexo dos investimentos iniciados nos últimos anos. Outros setores também influenciaram o crescimento dos empregos, como o de têxtil, confecção, couro e calçados (5.397), alimentos e bebidas (3.767), metalmecânica e metalurgia (1.317), entre outros.

Além da indústria, a atividade agropecuária também impactou na geração de vagas, com previsão de safras recordes em 2023, estimulando os demais setores, como o de serviço de transportes e armazenagem, além da própria indústria, na fabricação de máquinas e equipamentos, afirma a economista do Observatório FIESC, Mariana Guedes.



GAECO deflagra Operação Anterior

GAECO deflagra Operação "Olho na Vaga" em combate à fraude em concurso público

Seis drones de alta tecnologia vão reforçar as operações estratégicas da Polícia Militar Próximo

Seis drones de alta tecnologia vão reforçar as operações estratégicas da Polícia Militar

Deixe seu comentário