logo RCN
ÁFRICA

Festival de Ifá 2025 celebra tradição e espiritualidade no Templo Oduduwa, em Mongaguá

  • Divulgação/ODUDUWÁ -

Dione Ifadaré de Lages está em São Paulo no Templo Oduduwá

por Marciano Corrêa


O Templo Oduduwa, em Mongaguá, São Paulo, foi palco do Festival de Ifá 2025, realizado neste último final de semana. O evento, que teve início às 11h, reuniu devotos e admiradores da tradição iorubá para uma celebração repleta de espiritualidade, aprendizado e muito axé.

Entre os destaques do festival esteve o Babá Dione Ifadará, adepto do Tradicional Culto Iorubá e descendente de Madame Rosa, de Lages, Santa Catarina. Na ocasião, Babá Dione esteve acompanhado de Yá Kemely, filha do respeitado Babá King, uma das principais lideranças africanas no Brasil. Babá King é conhecido por disseminar sabedoria e promover a valorização da cultura dos Orixás por meio de ações que conectam tradição e espiritualidade no país.

O evento marca um momento de renovação e dedicação de muitos devotos que cumprem suas obrigações religiosas ao longo do ano, fortalecendo sua conexão com os Orixás. Para Babá Dione, o Festival de Ifá não é apenas uma comemoração, mas também uma oportunidade de aprofundar-se ainda mais nos ensinamentos ancestrais e no legado do culto.

Como relata Marciano Corrêa, autor deste texto e um admirador da cultura iorubá, a experiência no Templo Oduduwa é singular. "Tive a oportunidade, junto a Babá Cláudio de Xangô, de visitar o templo no ano passado. É um espaço que exala axé e proporciona uma vivência espiritual única."

Com muitas novidades e viagens previstas para o futuro, o Festival de Ifá reforça a importância de preservar e compartilhar a riqueza da cultura africana no Brasil. Axé a todos que participaram e aos que seguem fortalecendo as próximas etapas dessa jornada espiritual.


SCGÁS inicia fornecimento de gás natural para indústria catarinense em 2025 Anterior

SCGÁS inicia fornecimento de gás natural para indústria catarinense em 2025

Pensando nos associados direção da Aprasc faz reunião para fortalecer lutas da categoria Próximo

Pensando nos associados direção da Aprasc faz reunião para fortalecer lutas da categoria

Deixe seu comentário