logo RCN
EVENTO

ExpoMAR aponta ações e perspectivas para o setor pesqueiro do Brasil

  • Divulgação -

Maior polo pesqueiro industrial do Brasil, Itajaí sediará primeira edição da ExpoMAR, feira e congresso sobre pesca, maricultura e logística, nos dias 29 e 30 de junho, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.
Evento apontará ações e perspectivas para o setor pesqueiro do Brasil, reunindo todas as cadeias produtivas e de negócios que atendem a pesca, a maricultura e a logística.
“A ExpoMAR será a vitrine da pesca e da maricultura no Brasil. Um evento internacional como este é extremamente relevante para toda a cadeia do pescado. A feira e o congresso englobam negócios, trabalhos científicos e apresentam tecnologias, tendências e debates com temáticas fundamentais para o setor”, aponta o presidente da ExpoMAR e ex-Ministro da Pesca, Altemir Gregolin.

Entre os palestrantes e debatedores estão representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o Ministério da Pesca, Abipesca (Associação Brasileira da Indústria de Pesca), Conepe (Conselho Nacional de Estudos Pesqueiros), Fepesc (Federação dos Pescadores de Santa Catarina), entre outros.

Articulação e debates
A pesca é um dos pilares econômicos de Santa Catarina, com destaque para a região de Itajaí, que concentra o maior polo pesqueiro industrial do país.
“Um evento dessa magnitude só poderia ser realizado em Itajaí. Aqui temos não apenas as grandes indústrias e armadores, como também mão de obra especializada, que envolve e fomenta vários setores da economia, além de uma robusta história de pesquisa acadêmica junto à Univali”, pontua o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), Agnaldo Hilton dos Santos.
O desafio no momento, conforme sinaliza o ex-Ministro da Pesca, é fazer uma gestão pesqueira eficiente- por isso, o tema permeia toda a programação do evento. “O país carece de pesquisa e monitoramento dos estoques pesqueiros, legislação, ordenamento adequado e estatística pesqueira regular a fim de saber exatamente a quantidade de captura, além da concessão adequada do número de licenças. A gestão pesqueira nos dará perspectivas de crescimento e de uma produção de alto valor agregado”, considera Gregolin.


FIESC abre inscrições para missão à China Anterior

FIESC abre inscrições para missão à China

Startups ganham novo impulso com o BRDE Labs SC 2023 Próximo

Startups ganham novo impulso com o BRDE Labs SC 2023

Deixe seu comentário