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Balanço revela tendências e desafios para os pequenos negócios de Santa Catarina

  • Divulgação -

Dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC projetam, ainda, a retomada no crescimento e investimentos a partir do 2º trimestre

O Observatório de Negócios do Sebrae/SC divulgou o balanço do 1º trimestre de 2023 com as principais tendências dos pequenos negócios catarinenses. O levantamento, que entrevistou 800 pessoas, distribuídas em cotas representativas ao número de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) de diferentes regiões, revela informações sobre as vendas, o fluxo de caixa, a maturidade digital e as expectativas para o próximo trimestre.

No que diz respeito às vendas, os pequenos negócios registraram queda de 49,7% no 1º trimestre de 2023, indicando uma tendência sazonal de redução no consumo após as festas de fim de ano. O setor da indústria apresentou um desempenho melhor nesse trimestre, com aumento acumulado de 7% no faturamento. Já o setor de serviços enfrentou queda de 25% nesse mesmo indicador.

Um aspecto destacado no estudo foi a maturidade digital dos negócios catarinenses. Apenas 25% dos participantes consideram ter alta maturidade digital, enquanto o uso de canais digitais para divulgação e vendas se mostrou importante para impulsionar os negócios. Cerca de 70% dos pequenos negócios utilizam ferramentas como Instagram, WhatsApp, Facebook, Site e Marketplace. No entanto, os MEIs são os que menos exploram esses recursos, revelando a necessidade de aperfeiçoamento no uso eficaz das ferramentas digitais.

Os empresários apontaram algumas barreiras para a escalada digital de seus negócios, como falta de tempo e dificuldade em capacitar pessoal. Apesar disso, 94,4% consideram importante a inserção no mercado digital e reconhecem seu potencial.

Quanto às expectativas para o 2º trimestre de 2023, cerca de dois terços (61,7%) dos entrevistados acreditam que terão aumento nas vendas. O otimismo também se reflete nas compras e nos custos dos negócios, com um maior número de empresas planejando aumentar suas compras e reduzir custos em comparação ao 1º trimestre.

Em relação aos investimentos, os empresários demonstram intenção de focar na estrutura física dos negócios, mão de obra, insumos, estoques e aquisição de equipamentos e maquinários. Cerca de 27,3% pretendem investir no próximo trimestre, e 27,5% estão confiantes em relação à melhora da situação da economia.

“Apesar dos desafios enfrentados no 1º trimestre, as expectativas para o 2º trimestre são mais otimistas, com seis a cada dez empresários prospectando crescimento nas vendas e recuperação da receita perdidal”, comenta a coordenadora do Observatório de Negócios, Amanda Maciel da Silva.

A confiança no crescimento da economia está na recuperação da receita perdida, que impulsiona os pequenos negócios catarinenses. Esses se mostram mais dispostos a se adaptar às novas demandas do mercado e a explorar as oportunidades oferecidas pelo ambiente digital. A capacidade de inovar e utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais será essencial para alavancar o crescimento e garantir o sucesso desses negócios no cenário atual, e o Sebrae/SC é um grande parceiro para apoiar os pequenos negócios na sua jornada de inovação e transformação digital.



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