logo RCN
SAÚDE/BRUSQUE

SAMU inaugura nova Unidade de Suporte Avançado (USA)

  • Divulgação - Fahece inaugura Unidade de Suporte Avançado em Brusque

A FAHECE e a Secretaria de Estado da Saúde inauguram nesta quarta-feira, 14 de dezembro, às 9h30, uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Brusque. Com o investimento de R$ 4,1 milhões para equipamentos, infraestrutura, custeio, contratação e manutenção anual de equipe técnica, essa será a terceira base de atendimento na Macrorregião do Vale do Itajaí.

Atualmente, Blumenau e Rio do Sul atendem os 42 municípios da região. Com a nova unidade de Brusque, Santa Catarina passa a contar com 25 USAs em operação. Para operação da unidade, foram contratados 10 médicos, cinco enfermeiros, cinco socorristas e quatro auxiliares de higienização.

“Estamos aprimorando e qualificando nosso serviço e, mais do que isso, valorizando nossos profissionais com qualidade e logística para seus atendimentos. Esse acréscimo pra região de Brusque era um pedido histórico e é um feito igualmente histórico”, destacou o secretário da Saúde, Aldo Baptista Neto.

O investimento para abertura da nova base em Brusque conta com recursos do Governo do Estado e foi executado pela FAHECE, gestora do SAMU em Santa Catarina. Desde janeiro, quando a FAHECE assumiu o Contrato de Gestão do SAMU em Santa Catarina, já foram realizados mais de R$ 3 milhões em investimentos, atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos.

A inauguração de Brusque faz parte do plano de expansão do SAMU em Santa Catarina. Em outubro, foi inaugurada uma nova sede em Chapecó. Já foi entregue à população uma nova USA em Videira, no Meio-Oeste, e também estão previstas novas bases em Joinville e Florianópolis.

“Nossa missão é qualificar o serviço que prestamos em nossas unidades, com instituições do Sistema Único de Saúde reconhecida pela excelência técnica e acolhimento em Santa Catarina. O SAMU é uma operação de extrema importância, porque é o primeiro atendimento que o paciente recebe em casos de urgência e emergência e vai determinar, muitas vezes, a chance de salvar uma vida. A FAHECE tem grande orgulho de fazer a gestão deste serviço em nosso estado”, afirma o presidente da FAHECE, Michel Scaff.

“Esse investimento reforça nossa parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e é mais um passo no sentido de qualificar o serviço do SAMU em Santa Catarina. Desde que assumimos o contrato de gestão, temos realizado uma série de melhorias em tecnologia, infraestrutura e valorização das equipes para garantir o atendimento às pessoas. Nosso propósito principal é esse, de salvar vidas”, afirma o diretor geral do SAMU/SC, Miguel Paulo Duarte Neto.

TRE catarinense realiza diplomação dos eleitos no dia 19 Anterior

TRE catarinense realiza diplomação dos eleitos no dia 19

Ações da FECAM em auxílio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas Próximo

Ações da FECAM em auxílio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas

Deixe seu comentário