logo RCN
Saúde

Secretaria da Saúde lança programa ''Agenda+Consulta'’, estendendo o horário de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde com a contratação de 70 novos médicos

  • PREFEITURA DE LAGES -

Agendamentos podem ser realizados nas respectivas Unidades de Saúde. Pacientes que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

O “Agenda+Consulta”, será implantada no Município de Lages a partir desta quinta-feira (6 de março). As Unidades Básicas de Saúde e Policlínica receberão cerca de 70 novos médicos para realização de consultas a população em horários diferenciados.

Os agendamentos das consultas seguem conforme fluxo já estabelecido, realizados via Unidade Básica de Saúde (UBS). É Importante ressaltar que, mesmo que algumas consultas sejam feitas no período noturno, atendimentos de urgência e emergência continuam realizados diretamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As consultas médicas poderão acontecer nos períodos da manhã, tarde e noite, conforme as necessidades de cada unidade. O objetivo é ampliar o acesso às consultas médicas garantindo maior efetividade e qualidade na área da saúde do município.

A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deve acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida visa oferecer alternativas para que mais pessoas tenham acesso as consultas, facilitando o acesso aos serviços essenciais de saúde.

De acordo com a secretária da Saúde, Susana Zen, as novas opções de horários são uma resposta às necessidades da população. “Esta é uma das ações que a prefeita Carmen Zanotto tem solicitado a nossa Secretaria, que é ampliar o acesso da população ao atendimento médico. Sabemos que as demandas diárias estão muito altas, por isso, o atendimento visa garantir que todos possam ser atendidos de forma mais eficiente. Essa medida é de extrema relevância para a população e também para o sistema de saúde”, explica.

As equipes começaram a fazer contato com os pacientes que estão na lista de atendimento prioritário para respectivos agendamentos. Quem precisar do atendimento neste novo formato, basta ir a sua unidade de saúde e fazer a solicitação. É importante que os usuários estejam com seus contatos atualizados junto a sua unidade de saúde, para que as equipes consigam fazer contato e, consequentemente, agendar as consultas prioritárias.

Inicialmente os agendamentos se darão por agenda física e posteriormente via SISREG, ambos realizados pela Unidade Básica de Saúde.

Atendimento de urgência

Pacientes que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência devem dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Texto: Silvana Mateus
Foto: Divulgação

 

ARTIGO: o que fazer quando a tristeza chegar? Anterior

ARTIGO: o que fazer quando a tristeza chegar?

Mulheres, está chegando o Dia “M” em Lages! Um momento de reflexão, prevenção e valorização da visão feminina neste 8 de Março Próximo

Mulheres, está chegando o Dia “M” em Lages! Um momento de reflexão, prevenção e valorização da visão feminina neste 8 de Março

Deixe seu comentário