logo RCN

Governador Jorginho Mello entrega 15 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar de SC

  • AI SC -

Por Christiano Vasconcellos 


Cerimônia também serviu para assinatura de termo de cooperação com o BRDE para proteção aos municípios

O governador Jorginho Mello entregou 15 caminhonetes 4X4 adquiridas por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O ato realizado em Florianópolis, nesta terça-feira, 7, serviu ainda para a assinatura do termo de cooperação entre a SDC e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para viabilizar o atendimento de políticas públicas de proteção e defesa civil.

“Tudo isso vem ao encontro do que pode ser feito para ajudar os municípios na prevenção, naquilo que a gente sempre defendeu, quando nós criamos a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. É usar 80% do tempo e dos recursos na prevenção e os 20% na Defesa Civil, que já é feito com muita excelência e empenho. Então vocês estão vendo aqui esses equipamentos novos, da melhor qualidade, vem substituir uma frota que nós temos, que agora vai ficar excepcional. E com esse termo de cooperação vão ser priorizadas obras de prevenção dos municípios”, disse o governador Jorginho Mello.

Entrega de caminhonetes para o CBMSC
Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Foto: Eduardo Valente/GOVSC

As caminhonetes 4×4 da marca Nissan Frontier custaram R$ 4,3 milhões. Elas serão destinadas aos 15 Grupos de Respostas a Desastres do Corpo de Bombeiros Militar, resultando em uma viatura para cada batalhão existente no estado atendendo a todas as regiões catarinenses. Os veículos substituirão os que foram utilizados nas operações de salvamento no Rio Grande do Sul e de combate aos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul e sofreram diversas avarias.

“Os veículos serão utilizadas principalmente nos nossos grupos de resposta a desastres. Elas serão alocadas em todo o Estado de Santa Catarina, uma em cada Batalhão. E essas viaturas são extremamente importantes porque em momentos de desastres nós precisamos de equipamentos que permitem que o bombeiro acesse locais difíceis e remotos e viaturas dessa característica se revestem de especial importância”, explicou o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Jeferson de Souza.

Com a frota modernizada, o Corpo de Bombeiros Militar poderá realizar de maneira mais ágil e eficiente a execução de operações de socorro, resgate e salvamento em cenários de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.

Entrega de caminhonetes para o CBMSC
Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Acordo de Cooperação Técnica

Durante a cerimônia foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O acordo viabiliza o atendimento de políticas públicas de proteção e defesa civil, incluindo a oferta de linhas de financiamento, para os municípios catarinenses, para o desenvolvimento das ações de enfrentamento das emergências e mudanças climáticas como identificação e monitoramento de áreas de risco, planejamento de ações preventivas, elaboração de planos de contingência, treinamento de equipes, obras de contenção, correção e drenagem urbana, requalificação urbanística e estabilidade de encostas e outros serviços de engenharia.

“Nós desencadearemos uma ação muito forte na estruturação das defesas civis municipais, no planejamento urbano, no apoio, no uso e ocupação territorial e o BRDE tem uma linha de financiamento disponibilizada para isso. Então, todos os instrumentos e todo fomento que a secretaria vai fazer, os municípios podem pegar um recurso complementar com o banco para empreender uma política pública de proteção e Defesa Civil a nível municipal”, afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza.

O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, destacou a importância estratégica da parceria. “Estamos contribuindo diretamente para a segurança e qualidade de vida dos cidadãos catarinenses. Este acordo não apenas garante recursos financeiros, mas também promove a capacitação técnica e o planejamento necessário para enfrentar os desafios climáticos de forma estruturada e eficiente”.

Twitter

Email

WhatsApp


Renovação de acordo garante exames de DNA gratuitos em Santa Catarina até 2030 Anterior

Renovação de acordo garante exames de DNA gratuitos em Santa Catarina até 2030

Com foco no setor de móveis, FIESC realiza SC Day USA Próximo

Com foco no setor de móveis, FIESC realiza SC Day USA

Deixe seu comentário