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Secretaria da Educação realiza Encontro de Formação Continuada e Permanente com diretores auxiliares e enfoque permeia princípios restaurativos

Secretaria da Educação realiza Encontro de Formação Continuada e Permanente com diretores auxiliares e enfoque permeia princípios restaurativos

Evento contou com a palestra “Violência Escolar e princípios restaurativos: Pilares fundamentais e desafios”, do juiz titular da 4ª Vara Cível de Lages, Alexandre Karazawa Takaschima

A Secretaria Municipal da Educação realizou, na tarde desta quarta-feira (11 de junho), o primeiro Encontro de Formação Continuada e Permanente dos diretores auxiliares das unidades de ensino municipais. Promovido no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento foi marcado pela valorização e acolhimento dos diretores auxiliares e contou com a palestra “Violência Escolar e princípios restaurativos: Pilares fundamentais e desafios”, proferida pelo juiz titular da 4ª Vara Cível de Lages, Alexandre Karazawa Takaschima.Algumas das atribuições do diretor auxiliar são colaborar para a organização das turmas e do horário escolar, substituir o professor regente em sua ausência e contribuir à aproximação e cooperação entre pais e equipes técnico-administrativa e pedagógica.Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, os diretores auxiliares são peças fundamentais à construção de uma educação pública de qualidade. “Quando um professor se ausenta da sala de aula por alguma razão é o diretor auxiliar que o substitui, garantindo o direito de aprendizagem de nossas crianças e estudantes. É uma função com muitos desafios e responsabilidades. São profissionais que carregam a confiança dos diretores e da Secretaria da Educação.”

Competências abrangentes. “Além de tratar de questões pedagógicas relacionadas ao ensino e aprendizado, também são responsáveis por questões administrativas de suas unidades. São profissionais fundamentais no ambiente escolar”, salienta o assessor de gestão da Educação Básica e Modalidades da Educação, professor Gustavo Cezar Waltrick.

O momento final da formação foi reservado para a realização de uma dinâmica de resolução de problemas. Os profissionais foram divididos em grupos, aos quais foi proposto solucionar questões pertinentes ao exercício da função.

Texto: Glaucir Borges

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🕐 junho 13, 2025 16:41